domingo, 9 de agosto de 2009

O Homem faz parte da Natureza?

Outro dia, estava a pensar e a me perguntar: "Será que o Homem faz parte da Natureza?"

A resposta óbvia que me veio a mente foi: "Sim, o homem faz parte da Natureza, já que ele é um animal mamífero". Aliás, uma resposta bem típica, que qualquer criança de 4ª série teria a capacidade de formular. Não estava satisfeita com a resposta, já que não vejo o Homem se comportar como se fizesse parte da natureza. Aliás, nem muita "Natureza" tenho visto ao redor de nós Homens... A minha resposta era simplória demais para uma questão que era muito mais complicada do que a princípio parecia ser.

Isso ficou na minha cabeça, mas não havia resposta aceitável que achasse dentro de mim.

Um dia resolvi colocar a questão na mesa, como quem não quer nada, para conhecidos. A estranheza com que me olharam diante de tal pergunta me fez sentir um pouco de vergonha. Acho que não acreditavam que uma pessoa como eu, estudada, não sabia a resposta óbvia! "Lógico que o Homem faz parte da Natureza. Você não se lembra das aulas do colégio? O Homem é um animal, embora racional, um animal como outro qualquer da Natureza".

Essa resposta continuava a me deixar inquieta e insatisfeita. Será que ninguém estava levando aquilo a sério? O assunto se esvaziou quando alguém chamou os outros para comer alguma coisa em outro ambiente, me deixando ali sozinha com a minha inquietude...

Foi quando se aproximou de mim um menino, devia ter seus 9, 10 anos, enfim um garoto de 4ª série. Chegou meio tímido e me disse: "O Homem faz parte da Natureza sim. O problema é que o Homem finge a todo instante que não faz parte da Natureza. Apesar de ser um animal como todos os outros, é o único que nega pertencer a Natureza".

Foi nessa hora que eu percebi que eu, uma pessoa bastante estudada, mais velha, nunca chegaria a ter a sabedoria de uma criança de 4ª série.

Um comentário:

Rafael da Silva disse...

Em minha visão, há um pequeno erro.

Você já é mais sábia que a referida criança. Muito mais sábia. Não é porque ela te deu uma resposta melhor, que te satisfez, que ela é mais sábia.

Acredito que a sabedoria é cumulativa, e pessoas mais velhas são mais sábias simplesmente por terem tido a oportunidade de obter sabedoria por mais tempo. Simples.

Quanto ao estudo, acho que conhecimento e sabedoria são duas coisas distintas..